Capa de livro 2: passo-a-passo

Passo 1: Para começar a ilustraçãoé feita a lápis. Detalhar bem, para garantir não se perder no momento de colorir a obra.

Passo 2: Com a ilustração já digitalizada, inicia-se a aplicação nas cores do fundo para descobrir qual o clima da cena. Segundo a requisição do trabalho, o momento desenhado se passa no fim de tarde.

Passo 3: Com algumas imagens como referência, definiu-se cada as cores principais de cada um dos elementos da composição. Por incrível que seja, foi fácil encontrar uma foto de um gorila albino.

Passo 4: Na vegetação definiu-se as primeiras cores. Mas ainda tem que dar um retoque nesses elementos da obra. Afinal, achar a iluminação certa de uma cena dificilmente acontece no começo da produção.

Passo 5: Agora é a vez de firmar a cor da pirâmide Maia. Alterando o contraste para mais escuro para realçar o céu. Dessa forma, é visível o sol atrás do monumento tendo um certo efeito.

Passo 6: Com a fonte de luz definida, fica muito mais fácil de trabalhar o resto dos elementos. Em seguida, foi trabalhado os gorilas do primeiro plano. Verificou-se a necessidade de alteração de contraste novamente, aumentando o contraste do céu com todo o resto. Tudo isso para ajustar o horário da cena.

Passo 6: Surge uma nova fonte de luz com a coloração definitiva do personagem principal. A luz dos raios se torna uma luz secundária que dá mais vida a ilustração com todos os novos degradês adicionados.

Passo 7: Enfim, as nuvens. Dão muito mais vida a ilustração. Foi usado a cor original amarelada do céu para elas.

Passo 8: A finalização do trabalho. Contorno das pedras da pirâmide, desenhando caminhos de luz para representar a energia contida no monumento. Para que não fique com um aspecto muito tecnológico, ramifico os caminhos utilizando um aspecto de raiz de árvore, para que esse elemento fique com um aspecto mais orgânico.
E mais um detalhe fundamental na finalização deste trabalho: A adição do título.

Detalhe do trabalho final.

Estudo inicial de gorilas para este trabalho.

Description

Ilustração feita a lápis e colorida digitalmente. Feita sob encomenda para capa do livro de ficção italiano La Forgia del Destino, escrito por Francesco Bertolino.

For

Francesco Bertolino (escritor)